Arbitral define a disputa do Campeonato Amador da Capital - Série A - Temporada 2018
11/06/2018

Em reunião realizada na sexta-feira (8), na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), foram definidos os detalhes para o Campeonato Amador da Capital - Série A - categoria adulto e juvenil - temporada 2018. A reunião foi realizada com a presença do presidente da entidade, Hélio Pereira Cury, o assessor da presidência da FPF, Robson Roberto Seerig, o gerente de competições da entidade, Marcius Koehler, e o supervisor do departamento de registros, Everton Amaro.

Também estiveram presentes os representantes dos 12 clubes que participarão do campeonato: Iguaçu, Trieste, Santa Quitéria, Operário Pilarzinho, Vila Fanny, Novo Mundo, Capão Raso, Uberlândia, Nova Orleans, Imperial, Santíssima Trindade e Fortaleza.

A data de início da competição será no dia 28 de julho de 2018, com previsão de término no dia 08 de dezembro de 2018. O formato do campeonato será parecido com o do ano passado, com quatro fases. A primeira fase será em turno único, com os oito melhores classificando-se à fase seguinte.  Serão seis mandos de campo para os seis clubes melhores classificados da temporada passada: Iguaçu, Trieste, Santa Quitéria, Operário Pilarzinho, Vila Fanny e Novo Mundo. E cinco mandos de campo para os demais clubes participantes. Serão rebaixados os dois clubes com menor pontuação ao final da primeira fase.

Na segunda fase, os oito classificados jogarão partidas de ida e volta, com a ordem de classificação, ou seja, o 1º x o 8º, o 2º x o 7º, e assim sucessivamente. O mando de campo da segunda partida será atribuído ao time com a melhor classificação na primeira fase. Caso haja, ao término da segunda partida, a igualdade de pontos, serão cobrados tiros livres diretos da marca pênalti. Classificam-se quatro equipes, que disputarão as semifinais com os mesmos critérios da fase anterior.

Os dois melhores times das semifinais disputarão as finais. As partidas serão de ida e volta com mando de campo da segunda partida para o time com melhor campanha, somada todas as fases. Após o término da segunda partida, o clube com mais pontos nesta fase, será o campeão - no caso de empate em número de pontos, será realizada uma terceira partida em campo neutro. Persistindo o empate, será considerado vencedor o time com a melhor campanha, considerando todas as fases da competição.

Na categoria Juvenil, a primeira fase acompanha o adulto. A partir da segunda fase, será considerado o critério técnico para os cruzamentos até a final.

IMPRENSA

Os veículos de comunicação interessados em realizar a cobertura das partidas devem enviar e-mail para: credenciamento@federacaopr.com.br. Os e-mails serão aceitos até às 14h do último dia útil anterior ao jogo. Os coletes de credenciamento serão entregues pelo Delegado da partida entre 45 e 30 minutos antes da partida.

Foto: Luana Kaseker / Federação Paranaense de Futebol