NOTÍCIAS
Eleita nona melhor árbitra, Edina Alves Batista é confirmada no Mundial feminino da França em 2019
10/12/2018
A árbitra paranaense Edina Alves Batista foi confirmada como uma das responsáveis pelo apito na Copa do Mundo de futebol feminino que acontece na França, na próxima temporada. Com experiência também no futebol masculino, a árbitra será auxiliada pelas brasileiras Neuza Back e Tatiane Sacilotti nas partidas em que for escalada. 
 
A Copa do Mundo será disputada entre os dias 7 de junho e 7 de julho, nas cidades de Grenoble, Le Havre, Lyon, Montpellier, Nice, Paris, Reims, Rennes e Valenciennes. A final será em Lyon. Edina Alves Batista vê a sua convocação como uma premiação pelo ano que teve. “Meu ano foi maravilhoso, só tenho que agradecer a Deus e as pessoas que torceram por mim, me apoiaram e me deram oportunidade de mostrar o meu trabalho. Nesse ano trabalhei no Brasileiro da Série A como árbitra adicional, arbitrei Série C, Série D e Aspirante, além de categorias de base todas no masculino, e também no Brasileiro feminino”, lembrou. 
 
Mas para ela, o ano ainda não terminou, pois ainda resta um evento oficial da FIFA para participar no mês de dezembro. “Fecho o ano com cinco eventos internacionais, sendo um seminário no Qatar, a Copa América no Chile, o Mundial Sub-20 na França, Libertadores da América feminino em Manaus e vou dia 12 agora para Abu Dabi, em um seminário da FIFA para as árbitras que foram selecionadas para o Mundial do ano que vem. Tenho o maior orgulho de representar nosso país nestes eventos”, completou a árbitra.
 
Para Edina, é possível notar a cada dia o crescimento do futebol feminino e a evolução deve ser ainda maior a partir do ano que vem, quando as equipes masculinas que participam da Copa Libertadores da América deverão também manter uma equipe feminina. “O futebol feminino vem evoluindo muito tanto taticamente quanto fisicamente e a arbitragem vem evoluindo junto. A previsão é que evolua ainda mais, pois a partir do ano que vem”. 
 
A ida para o Mundial em 2019 é um sonho que está sendo realizado pela paranaense de Goioerê. “Estou vivendo um sonho e minha felicidade é em dobro, pois vai o trio brasileiro, eu e minhas duas assistentes. Foram dois anos de preparações, testes físicos, teóricos, seminários, competições e sempre torcendo que no final de cada evento nosso nome permanecesse na lista das pré-candidatas à Copa do Mundo de 2019. Graças a Deus e ao apoio que a Comissão de Arbitragem vem nos dando, conseguimos alcançar esse objetivo e vamos nos dedicar ainda mais para representar nosso país. Agradeço também à Federação Paranaense, aos árbitros e árbitras e todos aqueles que torceram por mim”, disse.
 
Além da relação para a Copa do Mundo feminina, nesta semana Edina Alves Batista recebeu outra grande notícia. Na lista das principais árbitras do mundo, votada pela imprensa internacional, ela ocupa a nona colocação. “Estou muito feliz por ter ficado na nona colocação em meu primeiro ano participando de eventos oficiais da FIFA. Agora vou trabalhar forte para estar entre as três melhores no próximo ano”, finalizou. 
Fonte: Assessoria de Imprensa