Reunião definiu a disputa da Série A do Campeonato Amador da Capital
18/06/2019
Na noite desta sexta-feira, 18, aconteceu na sede da Federação Paranaense de Futebol, o encontro que definiu a disputa da Série A do Campeonato Amador da Capital. Participaram do arbitral o presidente da FPD, Hélio Pereira Cury, o vice-presidente Idu Marcelo Blaszczak, o assessor da presidência Robson Roberto Seerig, o gerente de competições Marcius Koehler e o supervisor do Departamento de Registros e Transferências, Éverton Amaro.

Além deles, estiveram presentes os representantes das equipes participantes: ABE Novo Mundo FC, Imperial FC, Operário Pilarzinho SC, SOBE Iguaçu, Trieste FC, Uberlândia EC, União Capão Raso FC, União Nova Orleans, URE Santa Quitéria, União Vila Sandra EC, Vila Fanny FC e Vila Hauer EC.

A competição terá início no próximo dia 03 de agosto e será disputada em 18 datas, tendo seu término previsto para 14 de dezembro. Serão quatro fases:

1ª Fase (11 datas)
Turno Único – Grupo A
- 6 mandos para os seis primeiros do campeonato de 2018: (Trieste FC, SOBE Iguaçu, URE Santa Quitéria, Novo Mundo FC, Vila Fanny FC, União Capão Raso) e;
- 5 mandos para os demais: (Operário Pilarzinho SC, União Nova Orleans, Imperial FC, Uberlândia EC, União Vila Sandra EC, Vila Hauer EC).

Descenso
Descenderão à Série B na Temporada 2020 os dois clubes que somarem o menor número de pontos na Primeira Fase (11º e 12º colocados).

2ª Fase (2 datas) – quartas de final
Grupo B – 1º colocado – 1ª fase x 8º colocado – 1ª fase
Grupo C – 2º colocado – 1ª fase x 7º colocado – 1ª fase
Grupo D – 3º colocado – 1ª fase x 6º colocado – 1ª fase
Grupo E – 4º colocado – 1ª fase x 5º colocado – 1ª fase

3ª Fase (2 datas) - Semifinal
Grupo F – Vencedor - Grupo B x Vencedor – Grupo E
Grupo G – Vencedor - Grupo C x Vencedor – Grupo D

4ª Fase (3 datas) - Final
Grupo H – Vencedor - Grupo F x Vencedor – Grupo G

JUVENIL
Na 1ª Fase a competição acompanha a disputa da categoria adulto. Já nas demais fases, caso o Adulto da respectiva equipe seja eliminado, a equipe Juvenil seguirá o Adulto da equipe mais próxima (bairro) que não possua a equipe Juvenil classificada.

Assim como nos anos anteriores, as competições acontecerão aos sábados, sempre às 13h30 para o juvenil e 15h30 para o adulto. Na categoria adulto, irão atuar atletas nascidos até o ano de 2001, enquanto no juvenil serão atletas nascidos nos anos de 2002, 2003 e 2004 (15 anos completos).